sábado, 22 de agosto de 2009

O Muro Que Nos Separa




MEMORIAL DESCRITIVO


O Muro Que Nos Separa
Marilia Bomfim Melo Gonçalves


Durante todas as leituras dos textos de TCE3, observei que a mídia, mais especificamente a TV, é uma espécie de muro que separa as pessoas. As músicas disponíveis no Ambiente de Aprendizagem confirmaram minha observação, principalmente a composição de Chico Buarque.
Realmente, a TV separa os seres humanos!
Para realizar essa atividade, pensei em várias formas para falar sobre o poder da mídia. Pensei em fazer uma arte sobre o slogan da Rede Globo, substituindo a frase “Globo e Você, tudo a ver!” por “Globo e você, tudo a dever”!
Também imaginei a população brasileira, com toda sua cultura, deixando o aparelho de TV do lado de fora do planeta. Isso parece impossível. Ou não é? Acredito que nossa cultura está sendo substituída por modismo e a televisão é a maior culpada.
Como achei melhor me concentrar na televisão que dificulta o relacionamento das pessoas em todas as esferas de relacionamento, desenhei duas pessoas que querem se abraçar, mas não podem porque há algo no caminho. Algo que objetiva apenas riqueza e poder, e pouco se importa com os cidadãos.
A verdade é que aos poucos, o aparelho de televisão vai se tornando um membro da família muito querido, sendo convidado para participar de todos os encontros. A TV é ligada na hora no almoço, do lazer, do descanso e até mesmo na hora de dormir. Quando chega visita em casa, a TV é ligada como se fosse imprescindível sua presença. É lamentável!
A TV brasileira está no meio do povo com informações distorcidas, com programas que deturpam nossa visão da realidade, prejudica o crescimento de nossas crianças, a maturidade de nossos jovens e extingue nossos costumes. Resta saber se seu lado positivo (do qual não relatei nesse artigo) é maior que os malefícios provocados por esse muro chamado TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário