domingo, 13 de setembro de 2009

Novela


A novela “Caminho das Índias” é transmitida pela Rede Globo de Televisão de segunda a sábado, às 21 horas. Essa novela foi motivo de estudo para realização da atividade 5 de TCE3, que compreendia assistir durante duas semanas uma novela da TV brasileira.
O público alvo dessa novela é o adulto, mas a indicação do programa é para maiores de 12 anos. Isso se comprova através do enredo e pelo conteúdo das propagandas durante os comerciais, que divulgam produtos de beleza, carros, empréstimos bancários, cervejas e empresas de telecomunicações.
Como toda novela, “Caminhos das Índias” procura abordar diferentes assuntos, permeados sempre por encontros e desencontros amorosos. A história foi criada pela escritora Glória Peres, que descrever a cultura da Índia com suas tradições e diferenças sociais.
Muitas discussões são levantadas pela população, como é o caso das doenças mentais, como esquizofrenia e psicopatia e a vingança nos casos de traição amorosa. Às traições entre casais são resolvidas com atitudes de violência, aumentando ainda mais a audiência.
A autora enfatizar que a doença mental não escolhe raça ou classe social para acontecer e que as pessoas que sofrem dessa doença necessitam de acompanhamento clínico.
A novela apresenta uma família rica que tenta esconder a situação do filho esquizofrênico e uma família negra e pobre que também possui um filho nessas situações. Vale ressaltar que a classe alta é formada por pessoas brancas e a classe baixa por negros. Poucos negros aparecem no elenco. Apenas a família mencionada, uma balconista dançarina e uma empregada doméstica (negra e gorda) que se apresenta como uma figura “engraçadinha”.
O conceito de beleza segue o mesmo padrão defendido pela Rede Globo em todos os seus programas: mulheres e homens magros, jovens, bem vestidos e, em sua maioria, pessoas de pele branca. Esse padrão também se faz presente nos comerciais.
É baseado nesses aspectos que muitos estudiosos e críticos apontam os malefícios da novela brasileira e negam qualquer tipo de contribuição positiva desse tipo de arte. Alguns até não consideram a novela como arte. Mas, há também quem defenda as novelas afirmando que suas temáticas alertam a população para muitos problemas.
Evidente que tudo o que se apresenta não possui profundidade, visto que é uma ficção. Assim, não se deveria assistir a uma obra como essa esperando ver a verdade dos fatos, até porque se trata de uma produção que visa lucros.
Infelizmente, muitas pessoas acompanham a novela como se fosse um retrato fiel da realidade, deixando os valores e conceitos da trama influenciar no seu comportamento, pensamentos, linguagem e preferência de consumo. Olhando por esse prisma, as novelas prejudicam a cultura brasileira.
Marilia Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário