Gostaria de me aventurar a falar de Ilo Krugli!
De 14 à 31 de maio, o governo do Estado do Acre promoveu a “Festival Vento Forte”, através da Usina de Arte João Donato. Ainda é possível assistir uma série de vídeos no You Tube sobre esse evento (digitando “Festival Vento Forte Acre”). Assim foi possível conhecer de perto o trabalho desse renomado ator, dramaturgo e diretor teatral.
O porquê da realização do “Festival Fentoforte” ninguém ficou sabendo ao certo. Alguns afirmam que o festival foi realizado para que o acriano tivesse contato com o verdadeiro teatro; outros afirmaram que eles vieram para contribuir com o curso de teatro da Usina. Há quem diga que essa foi a forma encontrada para ensinar os aristas a fazer teatro. A classe artística está até hoje se perguntando por que o governo não promove também um festival com as produções locais? Chega a ser engraçado! Bom, essas conversas fizeram com que muitas pessoas não acompanhassem o “Festival Ventoforte”.
Independente desse fato, eu assisti todos os espetáculos do Ilo, porque sei que não há motivo forte o suficiente que justifique a um artista não apreciar o trabalho desse renomado amante do teatro. Assisti duas vezes às peças “Bodas de Sangue” e “Se o Mundo fosse Bom o Dono Morava Nele”. Lindas!
Eu e o Dinho convidamos Ilo e seu grupo para jantar em nossa casa. Passei a noite toda com vontade de tirar uma foto com ele, mas fiquei envergonhada de pedir. Comemos moqueca de peixe, regada à muita conversa. Ilo é sinônimo de simplicidade e alegria. Fala de teatro a noite inteira e não se cansa! É uma delícia ouvi-lo!
Quando assistimos as montagens de Ilo, a primeira palavra que me vem à mente é “poesia”. Ele parece querer casar o teatro com a poesia! Seus recursos cênicos são simples e se repetem em diferentes espetáculos. Usa e abusa dos tecidos e dos quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. A música também está presente e em muitas peças o público participa literalmente das cenas. Eu mesma e meu filho José Neto, fizemos muito pão na peça “Mistério no Fundo do Pote”.
Acredito que todos esses aspectos do trabalho de Ilo servem de referência para o trabalho com teatro na sala de aula. Aprendemos que não é preciso complicar na hora de cria e encenar. Tudo pode partir do simples, objetivando alcançar o que a arte tem de melhor.
******************************
Ilo Krugli, segundo a Wikpédia:
Ilo Krugli Buenos Aires - dezembro de 1930. Diretor,ator, artista plástico e escritor. Muda-se para o Brasil em 1960, é naturalizado brasileiro desde 1961. Primeiro trabalha na cidade do Rio de Janeiro e depois reside em São Paulo, a partir de 1980. Uma das principais figuras do teatro para crianças no Brasil, é também o fundador de um dos mais importantes grupos teatrais da história artística do Brasil - o Ventoforte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilo_Krugli
Nenhum comentário:
Postar um comentário