http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=20263&Itemid=42 
Era para a criança nascer em Cruzeiro do Sul, mas o médico de lá se  recusou a fazer a cirurgia de laqueadura de trompas na mãe após o parto,  porque esta tinha “apenas” quatro filhos, dos quais, evidentemente, não  era ele que cuidava... Então, a mulher seguiu de avião para a capital  de Rondônia. E ali nasceu Marília Bomfim Melo, “acreana de Porto Velho”.  Chegou ao mundo, portanto, sob o signo do movimento, que dá, junto com a  arte, o pulso de sua vida até hoje. 
Começou a fazer teatro aos 16 anos em Rio Branco e logo passou a  integrar o Grupo do Palhaço Tenorino (GPT), onde conheceu o ator e  produtor artístico Dinho Gonçalves, seu marido há 13 anos e pai de seu  filho, José Netto. O GPT produz teatro no Acre há duas décadas e  apresentou, recentemente, a bem sucedida peça “Os Saltimbancos”, em que  Marília atua como a personagem Galinha. Além de atriz, ela também  escreve peças e é assistente de direção.
 Marília Bomfim na biblioteca do Multimeios (acima) e em cena, como a personagem Galinha, no Saltimbancos (ao lado)
É formada em pedagogia e já lecionou. Há seis anos, coordena o Centro de  Multimeios da Seme (Secretaria Municipal de Educação). A função da  entidade é fomentar a leitura, usando as diversas linguagens artísticas e  tecnológicas. No Multimeios tem biblioteca, cinema, sala de  informática, contação de histórias, fantoches e sala de brinquedos. A  entidade recebe 6 mil crianças por ano. Isso significa que, durante um  período letivo, passam por ali nada menos do que todos os alunos de  todas as turmas de todas as pré-escolas públicas de Rio Branco. Ufa!  
Mas o fato é que Marília parece ter sido talhada para o cargo, pois, em  seus olhos, é possível enxergar o entusiasmo em receber os pequenos e  causar-lhes, logo cedo, uma impressão positiva da literatura. “No dia em  que a educação descobrir o valor da arte, a sociedade irá se  transformar”, afirma. Não por acaso, o Centro de Multimeios apoiou de  maneira decisiva, em 2010, o I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco,  iniciativa do Conselho da Câmara Temática de Arte-Educação do município.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário