Sobre a disciplina de Arte
Quem nunca leu ou ouviu dizer que a
dificuldade para implementar a disciplina de Arte na escola é provocada
(principalmente) pela falta de docentes formados na área? Estou começando a
rever essa afirmativa!
Há pouco tempo, o Acre quase não possuía
arte-educadores! Hoje, essa realidade começa a mudar. Ao longo dos últimos
anos, a UFAC, FAAO e UAB/UnB formaram professores de Teatro, Música e Artes
Visuais. Muitos deles já estão no mercado de trabalho, atuando em escolas de Ensino
Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
Então, porque alguns equívocos ainda
persistem na escola que recebem esses profissionais? Por que a polivalência
ainda impera?
Gostaria de fazer um estudo de campo
para saber os motivos! Provavelmente a qualidade da formação desses
profissionais seria avaliada. Mas, desde já arrisco dizer que o momento atual
requer urgentemente uma formação específica para Diretores, Coordenadores
Pedagógicos das escolas e técnicos das Secretarias de Educação que acompanham
essa disciplina. São eles que, na maioria das vezes, insistem em fazer o
professor de Arte ministrar aulas nas quatro linguagens! Pelo menos, é isso que
a maioria dos professores de Arte que conversam comigo afirmam! Eles relatam a
realidade dos planejamentos e eu fico me imaginando dando aulas de dança...
Ninguém defende a ideia do professor de Matemática
ministrar aulas de Português, mas é comum pedir para o professor de Teatro dar
aulas de Dança, Música e Artes Visuais!
E essa problemática (grave) também
permeia os concursos públicos para a área de Arte!! Isso é mais doloroso ainda,
pois quem avalia deveria saber que é complicado um professor de “Música”
dominar Jogos Dramáticos, ou o
professor de “Artes Visuais” dominar Improvisação
em música!! Existe estudo que defende essa prática e eu não estou sabendo?
Tudo é possível... Se alguém souber de pesquisas que apoiam essa ideia, por
favor, me indiquem, pois desconheço. (Não
me refiro à Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano).
Posso estar falando asneiras, mas se não
houver uma discussão urgente a esse respeito nas escolas, universidades e
órgãos responsáveis pela educação, não vamos sair do lugar! A formação do
professor de Arte não vai provocar as mudanças que a escola precisa, como a
formação integral do aluno!!
Outro problema que futuramente pode
travar o Ensino de Arte na Escola é o fanatismo religioso que impera na
sociedade atual. É comum ouvir dos alunos
“Não posso fazer teatro não, professora! Isso é coisa do mundo!”. Muitos se
recusam a dançar e, cantar somente é permitido se a música for gospel!
Desenhos, pinturas, esculturas para alguns é blasfêmia e adoração!
O negócio é forte!!
Até você explicar para o aluno e à
família que arte é conteúdo acumulado durante as gerações, e que, portanto, é
um direito do aluno em formação conhecer... Até você explicar para a direção da
escola e coordenação pedagógica que professor de Música tem que dar aula de
música... Que o PCN não manda ninguém trabalhar uma linguagem por bimestre...
Que em um bimestre ninguém consegue aprofundar nenhum conteúdo de Arte... Acabou
o ano!
Tá difícil!!!
Venho pensando nisso tudo já algum
tempo!
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