sábado, 20 de junho de 2009

Página 20


Quem é o Rei?
Val Sales - valsales@pagina20.com.br
19-Jun-2009



Grupo do Palhaço Tenorino convida o público para mais uma grande estreia teatral neste fim de semana
O Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) não para. Mesmo estando com a peça “A Menina e o Palhaço” em cartaz no Theatro Hélio Melo todos os domingos de junho, convida o público para assistir a mais um grande espetáculo. A obra “Quem é o Rei?” será apresentada hoje e amanhã e nos dias 26 e 27, às 20 horas, no Teatro de Arena do Sesc.
O diretor Dinho Gonçalves explica que a obra é inspirada em um conto popular oriental, sendo que o trabalho teatral do grupo está focado na metateatralidade, o que significa que o público vai ter oportunidade de observar ficção e realidade ao mesmo tempo.“É um espetáculo que fala de relações de poder. Todas as pessoas, em algum momento ou de alguma forma se vêem superiores às outras”, destaca. Como não poderia deixar de ser, já que fazer rir é o forte dos atores do grupo, a peça é uma comédia que garante divertir a platéia que comparecer.
O texto da obra “Quem é o Rei?” é escrito por Marília Bonfim, ofício que ela garante ter prazer em desenvolver. “Faço texto porque gosto. Escrevo porque sinto vontade de dividir alegrias”, garante. Para Marília, responder quem é o rei parece fácil, pois surge rapidamente uma série de nomes do tipo fulano, beltrana, cicrana... “Que tal incluir seu nome na lista?”, brinca ela.
“Quem é o Rei?” é uma tranquila peça de teatro. Uma comédia que provoca risos desconfiados e que nasceu da vontade de brincar com a fronteira existente entre a realidade e a arte. O diretor e ator Dinho Gonçalves, que interpreta o rei, lembra que a peça é a décima montagem do GPT, que aprende coletivamente a cada experiência.
“Já nos apresentamos em lugares importantes e interessantes como a Reserva Extrativista Chico Mendes, Teatro dos Náwas, Teatro do Sesc de São José do Rio Preto e a Casa de Acolhida Souza Araújo. Hoje vamos, mais uma vez, celebrar a arte de Dioniso no Teatro de Arena do Sesc, em Rio Branco”, ressalta. Em 2009 o GPT completou sua maioridade. “Já são 18 anos de produção, estudos e pesquisas, buscando um fazer teatral inspirado nos mais importantes teóricos do teatro”, garante Dinho. Os atores Fabrícia Freire e André Cezar também declaram que estão aprendendo muito com mais esse trabalho. “O processo de montagem está me acrescentando muito enquanto atriz e enquanto pessoa que aprecia a arte”, diz ela. Para André, a peça também é uma boa maneira de “perceber o rei que existe dentro de cada um”.
A peça “Quem é o Rei?” é financiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do HSBC. O GPT tem ainda a parceria primordial do Sesc, por meio do projeto “Encena na Arena”. Esse tem o objetivo de levar todos os meses do ano um espetáculo diferente ao público amante da arte e da cultura. Além do riso garantido, o GPT garante meia-entrada para estudantes, comerciários e classe teatral.


Montagens do GPT

Fala Palhaço – Grupo Hombú

Maria Minhoca -Maria Clara Machado

Navalha na Carne - Plínio Marcos

Torturas de um Coração – Adriano Suassuna

Os Saltimbancos – Chico Buarque de Holanda

Tempo de Solidão – Francisco Braga e Dinho Gonçalves

Abajur Lilás – Plínio Marcos

A Menina e o Palhaço – Dinho Gonçalves e Marília Bonfim

Conte para o Mundo – Marília Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário