domingo, 7 de agosto de 2011

Figurino

         Durante a disciplina de "Processos de Encenação", estudei sobre figurino e aproveitei para me aprofundar no figurino da menina Clara, da peça "A Menina e o Palhaço".
         Primeiro, fiz um estudo sobre a peça e seus personagens, o que não foi nada difícil.
         Depois, partimos para a pesquisa imagética e de material. Por fim, desenhamos o figurino.

         Durante o processo de pesquisa, fotografei essa menina linda que visitou o Centro de Multimeios.

 O modelo do vestido dela é perfeito para a Clara.

 Também busquei idéias na internet. O crochê lembra muito a infância!

Visitei a Malharia Ponto Sem Nó em busca de estampas.

 Esse tecido já nos lembra criança.


Com a pesquisa na mão, parti para o desenho. Essa etapa não foi tão difícil, como pensei inicialmente! A professora disponibilizou uns croquis e sobre eles, fui criando o figurino. 
(Croqui de mulher magra! Aff!)


Criei a paleta de cores, estudando seus significados.

Aqui está o desenho final do meu figurino:



Desenho na mão, fui à casa da costureira Eunice para saber a quantidade de cada tecido e tirar as medidas.




 Voltei à malharia e comprei o material.




Veja o figurino pronto:








Ele está sempre ao meu lado durante a elaboração de minhas atividades.
Me dá forças e me inspira a ser arte-educadora.
Te amo, José Neto! 


         Gostaria de destacar que alguns detalhes do desenho inicial foram modificados pela costureira, como o tecido da manga do vestido e alguns botões a mais na costa. Ela fez as mudanças sem me consultar, no entanto, gostei do resultado. 
Aproveito a oportunidade para agradecer aos colegas,  professores e tutores da disciplina de Processos de Encenação, pela oportunidade de aprender conteúdos tão significativos para minha prática teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário