sábado, 22 de agosto de 2009

A grande Família Brasileira?


A Grande família é um seriado exibido pela Rede Globo desde março de 2001. Trata-se trata-se de uma reinterpretação moderna de um seriado que foi ao ar no período de 1972 a 1975.
O elenco desta nova versão é formado por Marco Nanine (Lineu), Marieta Severo (Nenê), Pedro Cardoso (Agostinho), Guta Stresser (Bebel), Lúcio Mauro Filho (Tuco),Andréia Beltão (Marilda), Marco Oliveira (Beiçola), Tonico Pereira (Mendonça).

No programa que foi exibido no dia 13 de agosto de 2009 denominado “Quem Quer Ser Um Taxista?”, Bebel e Augustinho travam uma disputa pelo mercado de trabalho e é evidente que uma guerra do sexo passa a compor o enredo.
A Grande Família se propõe a retratar a família brasileira de classe média com seus encontros, desenconcontros, conflitos e anseiso, o que nos faz relacioná-la com a Comédia Nova. Vale ressaltar que essa família apresentada na série é a imitação das famílias dos grades centros do Brasil e em muito se diferencia das família de outras regiões do país.
Os questionamentos políticos ou as preocupações com educação, saúde ou cultura não estão presentes nos diálogos dos personagens. Tudo gira em torno da sobrevivência diária, dos romances e dos relacionamentos com visinho e amigos.

Augustinho é o personagem mais cômico com seus tragens coloridos caracterizados como “brega” . Ele traz as características de um malandro trapasseiro que se aproveita das pessoas que o cercam. Para ele não existe justiça. Mesmo ao final da história, Augustinho sempre se sai bem. Seu comportamento se mostra ao público como normal, visto que Augustinho é o “engraçadinho” da história e é o oposto de Lineu, que simboliza a moralidade (talvez, por isso, vista roupas "ultrapassadas" e está sempre muito sério).
Sabedores de como a televisão influencia o público, podemos concluir que o comportamento de Augustino e o fato dele sempre se sair bem das situação, é o aspecto mais prejudicial da Gande Família e deveria ser modificado o mais rápido possíve, pois ser engraçadinho não insenta o cidadão de cumprir seus direitos.
Há ainda um apelo muito grande ao consumismo feminino durante os comerciais, por isso, é possível perceber que realmente o público alvo dessa série é o adulto, em especial, a mulher. Todos os comerciais são voltados para a figura feminina, até mesmo propaganda de iogurte, além de divulgação de bancos, consercionárias e produtos de beleza. Interessante que o episódio enfocava a vontade de alguns personagens possuir um carro. Logo em seguida, os comerciais de consercioárias já eram a maioria.

Realmente, tudo é muito bem calculado na televisão brasileira. A a grande família brasileira precisa ficar mais atenta aos detalhes na hora de assistir a programação da TV.

************************************************

Sites de pesquisa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário